segunda-feira, 29 de abril de 2013

Nosso Abril

E chegamos ao mês de Abril com a certeza de que a cada dia podemos aprender mais. Aprender a conhecer nossa população e saber como direcionar nosss mandato. Por vezes sinto que a população também não sabe qual é a função de seus vereadores e isto nos angustia, porque queremos fazer para todos e nossa população tão carente de tantos recursos públicos, se aflige com seus problemas graves de subsistência e recorre ao vereador para sanar estas aflições.

Aos poucos prentendemos contribuir para mudança desta forma de pensar e assim, desenvolver de fato nosso mandato, trabalhando totalmente voltado para a população como um todo.

Este mês, em particular para mim, foi curto. Me ausentei por uma semana por assuntos particulares, já agendados faz um ano, quando não era ainda vereador. Fiz investimento ao longo de 2012 e não poderia deixar de lado o compromisso com minha família. 

Diante disto, fiz um só projeto de lei este mês e fizemos menos indicações, conforme a seguir:
- Construção de um mirante na Avenida Litorânea em Junqueira.
-Limpeza regular da Rua Maria de Jesus - Praia Grande
-Limpeza regular nas Praias da Ilha da Guaíba
-Iluminação para o campo de Praia Grande - Mangaratiba
-A construção de um mirante no alto de Ibicuí- Mangaratiba
- Reparo no asfaltamento para tapar buracos do início ao fim da Rua Cruzeiro do Sul - Muriqui
-Limpeza do esgoto escoando a céu aberto na Rua Cruzeiro do Sul - Muriqui
- Providenciar escoamento com colocação de bueiros na Rua do Atalho - Praia do Saco
-Providenciar capina e limpeza da Rua 3 - Pedreira - Muriqui
-A construção de uma mini academia de ginástica no espaço cercado sem utilização na Praça João Bondim - Muriqui
-Fiscalização do trânsito na Rua Boa Esperança para impedir o estacionamento irregular em frente as garagens dos moradores.
-Reparo no asfalto da Rua Bom Pastor nr.16 que está com enorme buraco ocasionado pelas chuvas.

Projeto de lei apresentado em Abril:

"Obriga a fixação dos telefones do Disque-Educação nos veículos de transportes escolares e nas Secretarias das Escolas Públicas e particulares e dá outras providências."

Justificativa


           Tendo em vista que a atribuição do Legislativo e do Executivo Municipal é o de contribuir com melhorias da qualidade de vida de seus habitantes, facilitando e garantindo um acesso pleno, direto e rápido dessas prerrogativas constitucionais, venho propor este Projeto de Lei, cuja finalidade é o de divulgar uma atividade desempenhada pelo Poder Legislativo, juntamente com  o Conselho Municipal de Educação e o poder Executivo, permitindo um melhor entrosamento entre os cidadãos, o corpo docente das Escolas em geral e os órgãos públicos, no que diz respeito as situações pertinentes a Educação no município de Mangaratiba.



           A abrangência deste Projeto de Lei e os amplos reflexos que trará, é mais uma ferramenta para participação de todos os envolvidos com a educação, para que, juntos possamos desenvolver, fiscalizar, informar  e transformar a educação de nosso município



E seguimos para Maio, com a ajuda de vocês.

4 comentários:

  1. Olha eu aqui de novo! Sr. Vereador, gostaria de saber se é da alçada dos senhores a indicação sobre salários dos funcionários ou se isso parte do Prefeito? Sabe o que é, é que no ano passado os servidores tiveram aumento, mas os professores ficaram de fora por conta do plano de cargos ser diferente. Recebemos um reajuste de salário em 2011 (acho), pois estava muito defasado. A partir desse nosso plano deveríamos receber aumento junto com os funcionários, mas ficamos de fora e não recebemos. Ando percebendo uma desmotivação muito grande por conta dessa desvalorização profissional, por parte dos professores efetivos e contratados que ganham menos ainda. Tem alguma solução para essa crise que está começando a gerar insatisfação? Ou isso tem que partir do Prefeito? Desculpe, sou meio leiga em determinados assuntos, mas gostaria de ajudar a resolver essa questão de alguma forma, rssss. Abraços, Elizabeth.

    ResponderExcluir
  2. Elizabeth, de fato, tenho a preocupação com a situação salarial dos profissionais de educação, principalmente o dos professores.

    Quero apoiar a causa de vocês, mas, vamos pensar:

    Como anda a organização de vocês como classe trabalhista?
    Qual é o percentual de defasagem salarial?
    Vocês já estão trabalhando por este aumento? E as condições de trabalho de vocês?
    Tudo isso se consegue, quando a classe é organizada e procura levar ao executivo ou ao legislativo suas reivindicações.

    Estou aqui para contribuir e lutar, mas antes preciso que vocês indiquem o caminho e saibam também o que querem como classe.

    ResponderExcluir
  3. Vereador, infelizmente, a nossa classe não tem uma organização efetiva. Os professores do município são em sua maioria contratados, que por medo de perder o emprego, não se posicionam em participar de nada. A defasagem do salário dos contratados para o dos efetivos está em uma margem de 30%. Agora não tenho conhecimento de nossas perdas salarias, pois não sei a que índice está vinculado. Posso pesquisar depois com algumas pessoas conhecidas. Com relação as condições de trabalho, prefiro não comentar, pois a minha opinião pode não ser a mesma de outras pessoas e não estou aqui para Cristo. Basta ver que o Senhor está dando uma ótima oportunidade às pessoas de participarem do seu mandato, sugerindo ideias e interagindo... mas até agora, só eu participei. Por isso, acho muito complicado responder publicamente a alguns questionamentos e outros eu simplesmente não tenho conhecimento de causa, apesar de querer ajudar. Espero que entenda a minha posição e continuarei participando. Elizabeth

    ResponderExcluir
  4. *Leia-se salariais e não salarias.

    ResponderExcluir