quinta-feira, 11 de abril de 2013

Nosso Fevereiro

Hoje, gostaria de colocar para vocês algumas indicações que fiz neste início de mandato e apresentar os primeiros projetos de lei que encontram-se em tramitação. Aqui, quero defender o procedimento de indicações, mesmo não sendo a melhor tarefa de um vereador, mas que é extremamente necessária para que possamos tomar conhecimento dos problemas que afetam o nosso dia à dia.


A indicação é uma possibilidade de enxergarmos nossos problemas e procurar solucionar estes entraves. Por vezes, os assuntos não chegam até o executivo e portanto, não podem ser solucionados e em muitas vezes, podem até mesmo provocar alguns projetos de lei para que se evitem a continuidade. Pensando assim, eis algumas destas indicações que fiz durante o mês de Fevereiro de 2013:

- Realização de obras de calçamento na Rua Cruzeiro do Sul em Muriqui.
- Solicitação de estudos para viabilização de obras para que se evite os bolsões de água e enchentes que acontecem rotineiramente na Rua Tiradentes - Muriqui
- Pedido de limpeza e dragagem do canal ao lado da Escola Maria de Lourdes Preira da Silva - Muriqui
- Pedido de instalação de linha telefônica na Escola Maria de Lourdes Pereira da Silva - Muriqui
-Reparo no asfalto da Rua Rio Grande do Norte - Muriqui
- Solicitação de lavagem dos calçadões da orla de todos os distritos.
-  Obras de calçamento na Rua Boa Esperança - Muriqui
-  Manutenção e recolocação de poste tombado na Rua Guanabara - Muriqui
- Desassoreamento da boca do Rio da Prata e dragagem do final deste rio na Rua Guanabara - Muriqui
- Colocação de ralos na Rua Guanabara - Muriqui
- Obras de limpeza em manilhamento e alargamento da Rua Pernambuco, 535 - Muriqui

Neste primeiro mês, percebemos que só Muriqui nos trazia indicações e já em Março, modificamos este comportamento, nos aproximando mais dos demais distritos.

Neste mesmo mês, enviei dois projetos de Lei que encontram-se em tramitação, já tendo sido aprovado por 2 das Comissões Permantes responsáveis pelo parecer: Percebam que estes dois  projetos foram inspirados na necessidade de estabelecer uma relação com o Meio Ambiente de forma  sustentável, contribuindo em muito para que evitemos os transtornos que ocorrem todos os anos no verão, principalmente. 

Projeto de Lei : 03/2013
 "Dispôe sobre inserir, através do órgão responsável, nos projetos arquitetônicos das unidades escolares, instalação de sistema de coleta para captação de água de chuva"

Resumo de Justificativa:
O poder executivo não pode deixar de sintonizar suas ações com a evolução e os avanços tecnológicos no que concerne a tornar suas edificações ambientalmente responsáveis. Começar este processo pela Educação é um bom início, pois se trata de uma ferramenta de gestão inovadora que nasce da consciência da necessidade de modernizar-se de maneira sustentável. Nesse contexto, a captação da água de chuva é um bom exemplo a ser seguido pela sociedade civil. Esse será um grande incentivo na direção da responsabilidade ambiental.

Enfim, lembrando que a escassez de água também leva a perda de vários dias letivos em nossas unidades escolares, o uso deste sistema de captação para atender o consumo para limpeza do estabelecimento  e descarga de banheiros destas unidades, com toda certeza evitará este transtorno que desmotiva e que causa a sensação de descontinuidade no ambiente escolar.

Projeto de Lei: 04/2013
"Dispôe sobre a instalação de sistemas de aquecimento de água por energia solar nas edificações do município de Mangaratiba e contém outras disposições."

 Resumo de Justificativa:
...Mangaratiba deve integrar o rol de cidades em que se tornou obrigatório em todos os projetos de novos prédios públicos e as novas construções a implantação se sitemas de aquecimento de água por energia solar. Dar a nossa contribuição e fazer parte do progresso do desenvolvimento sustentável na renovação natural do ambiente. Mangaratiba precisa encontrar o caminho para seu perfil econômico natural que é o turismo e qualificá-lo para pertencer ao seletíssimo rol de municípios que atuam de forma sustentável e ecologicamente preservado....


.E com toda certeza,  a cobrança que fazemos as companhia de energia elétrica e de abastecimento de água, se tornarão mais distantes na medida em que nos tornamos mais  responsáveis por evitar o  desperdício . 

Então, vamos tentando!

5 comentários:

  1. Que bom que o Sr. observou que no primeiro mês as indicações foram só para o Distrito de Muriqui e que precisa se estender a todo o Município, mas é natural, pois sendo de Muriqui, já conhece as necessidades daí e por isso indicou-as primeiro. Gostaria de fazer uma pergunta, essa linha telefônica para a escola é fixa ou orelhão? Sabe, as escolas realmente precisariam dessa atenção se fosse linha fixa (com um certo controle, é claro), pois eu trabalho em escola e sei que gastamos muito com ligações dos nossos celulares. São ligações para pais de alunos, para a SME e que no fim das contas, sai do nosso bolso. Penso eu, já que em vários setores da prefeitura há telefones fixos, porque não nas escolas? Seria por uma justa causa. Às vezes quando os celulares saem do ar, não conseguimos ligar para os pais também. O que acha sobre isso? Gostei muito dos dois Projetos de Lei e penso ser de importância. Gastamos muita água com a limpeza das escolas e essa captação de água serviria e muito para isso, além de educarmos nossos alunos sobre o fato. A questão dos painéis solares, apesar do alto custo, a longo prazo a economia vai compensar os gastos com instalações. Mas, me tire uma dúvida, para que água quente nos prédios públicos? Penso que seria importante para casas, hotéis e edifícios. Que tipo de prédios públicos usariam? Mas a ideia é válida. Abraços e parabéns! Me desculpe se eu abusar nos comentários, mas é que eu gostei demais dessa linha direta. Elizabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizabeth, as linhas telefônicas que pedi seriam as fixas e poderiam ter bloqueadores de chamada para DDD e celular, mas, permitiriam o contato no município. E além do mais, é uma exigência do TCE que entre outros itens de infraestrutura para as unidades foi apontado na última visita em 2012.

      O sistema de captação de água de chuva não é dispendioso e tem como o maior valor a conscientização ambiental e permiti que menos dias letivos sejam perdidos por falta de água nas unidades escolares. Água para cozinha,sobraria nas cisternas e caixas dágua, na medida em que as captadas neste sistema gerariam economia de consumo.

      Quanto ao sistema de aquecimento por energia solar, se aplicaria em nosso hospital e lavanderias e nas construções novas.

      É que não publiquei o projeto todo, desculpe. Ele é direcionado para as novas construções com mais de dois banheiros e nas empresas que utilizam água quente, como salões de beleza, pousadas, hotéis, indústrias em que há a necessidade de utilização de água quente.

      E se conseguirmos a aprovação deste projeto, já poderíamos tentar uma parceria com a fornecedora de energia para que o excedente gerado, se tornasse desconto de tarifas.

      Me ajude, com este debate posso entender melhor certos assuntos e a cada dia melhorar nossas ações. Fico grato se você puder trazer mais pessoas para nosso blog.

      Excluir
    2. Já fiz minha divulgação no Facebook sobre o blog, gostei muito dessa linha direta. Isso é muito importante para nós cidadãos e espero poder contribuir de alguma forma com ideias boas para o crescimento da nossa cidade, pois penso sempre no coletivo e não no individual. Gostaria de colocar uma situação que me incomoda bastante e penso também incomodar outras pessoas, é sobre a questão de lixeiras nas ruas. Às vezes rodamos um bom pedaço até encontrarmos uma, eu detesto jogar lixo no chão. Pense sobre o assunto, quem sabe uma parceria com alguma empresa que faça propaganda nas lixeiras, ou até mesmo os comerciantes, sei lá. Só acho que nossa cidade está um pouco carente nessa questão dos recipientes para lixo. Um abraço.

      Excluir
    3. Olá,

      Esta questão das lixeiras realmente incomodam e sua sugestão é muito interessante. Precisamos estudar as possibilidades de se promover uma parceira deste tipo. Temos que estudar se um projeto de lei seria considerado vício de iniciativa ou mesmo ser interpretado como favorecimento a alguma empresa. Temos que ter bastante cuidado para não termos uma conduta que pode ser colocada em xeque.

      Mas, o que percebo ser muito importante é o foco da educação ambiental também. Não adianta todo um aparato se não houver a educação ambiental que deve ser iniciada já. Tanto na educação formal, como na informal. Ser praticada por todos e cobrada por todos. Em eventos da cidade, em eventos escolares e na forma com que poderemos cobrar de nossos visitantes, com estrutura de fiscalização e respaldo para a própria sociedade sentir segurança em apontar as irregularidades.

      Continue participando, suas ideias são produtivas e contribue muito para sabermos comodirecioar omandato.

      Excluir