domingo, 6 de outubro de 2013

Posicionamento sobre segurança e drogas.



Hoje, não está dando para segurar a indignação. 
Estamos falando desde fevereiro sobre as invasões de traficantes em Mangaratiba, principalmente em Muriqui.
Muitos disseram que era exagero, que tudo estava sob controle e todos nós falamos do aumento da criminalidade que ocorre por conta da vinda de muitos traficantes para nossa região por conta das UPPs do Rio que os empurraram para cá.  Estamos em Setembro e nossa PM está realizando um trabalho excelente, mas fazendo o que lhe cabe como ponta final de um problema que não termina com a ação da polícia.

O combate as drogas é um assunto que não cabe só a PM. A PM cabe combater a criminalidade que é consequencia do uso de drogas e da ilegalidade do tráfico. Gestores e população são responsáveis por  ações que previnam estas consequencias.
E pensando assim, enviei um projeto de lei para que criássemos o conselho de políticas públicas sobre drogas. E para meu espanto, este conselho deveria existir desde 2001!  A lei existe há 12 anos e nunca foi colocada em prática! Nem mesmo esta casa soube identificar nas pesquisas esta lei que engavetada nas mesas de gestores, se tornou em parte ultrapassada, e com isso, de certa forma, contribuiu por 12 anos para que chegássemos a este descontrole que chegou a nosso município.

São 12 anos de omissão, são 12 anos de venda nos olhos, são 12 anos de atraso em nossas ações.
Quantos gestores passaram por Mangaratiba  e que abriam suas gavetas e empurravam esta lei para baixo dos panos? Por omissão? Por falta de interesse? Por falta de vontade em fazer valer o controle social e a participação da população neste tema? Ou por falta de competência?

E se pensarmos mais profundamente, quantos jovens poderiam ter ido por outros caminhos se fizéssemos o dever de casa direito? Estamos falando de 12 anos de venda nos olhos! Isto já poderia ter tido algum resultado concreto, pois se trata de "ações de longo prazo". Gerações se formaram sem oportunidade de ter gestores interessados em promover políticas públicas preventivas, corretivas e repressoras no combate as drogas.
Mangaratiba precisa se abastecer de cobranças e união em torno dos assuntos que são prioridades para nossa gente. 
Deixar que uma lei de extrema importância fique engavetada, e que seja lembrada somente na hora em que alguém resolve tomar para si a responsabilidade de iniciar um movimento de ação concreta, é caso para se refletir se estamos no caminho certo.
Fico pensando se todos os projetos de leis que enviei a esta casa e que se transformaram em leis, serão temas como esse daqui a 12 anos. 
Omissão e descaso, matam, destroem e são mais desastrosos do que os erros dos que tentam agir.  

 Mangaratiba não precisa de leis novas... Mangaratiba precisa que as leis sejam cumpridas!


Um comentário:

  1. Chegamos a um ponto em que não precisamos somente de um conselho que cumpra a Lei precisamos de um Centro de recuperação de drogados no municipio, não um local que misturados a deficientes de diversas especies, mas um centro de tratamento e reabilitação de drogados com abrigo, psicologos, psquiatras, medicos e pedagogos competentes para sanar o estrago de 12 anos de omissão que vitimou tantos e ate muitos que estão em destaque e que fazem de nosso municipio um verdadeiro faroeste caboclo por não se interessarem e se omitirem ou por reflexo desse imenso estrago causado por 12 anos de omissão.Quanto ao combate da PM acho justo, mas que se separe aqueles que são usuarios dos que são traficantes e que não atinja a população que já esta tão sofrida.Anunciar que prendeu, derrubou acampamentos, apreendeu drogas isso já era previsto e não foi por falta de aviso. Uma vez ao conversar com um policial ja faz alguns anos e falei que deveriam entrar e acabar com as bocas daqui. o policial disse que aqui não existia isso com cara de deboche para meu questionamento, disse a ele que eu poderia lhe falar de 5 locais na epoca. ele mais uma vez riu e disse que por eu viver no interior não sabia o que era uma boca. A resposta foi dada a ele. E demais não era de interesse acabar com o trafico, como dizem muitos se beneficiam e se torna interessante acabar quando não se tem mais necessidade de viver disso. Entendam como quiserem, mas que durante anos foi propicio para muitos foi.Não acredito no fim, acredito que diminua consideravelmente e sejam mais discretos, mas fim? não, ainda tem gente grande que se beneficia disso no municipio. Essa guerra ainda tem muito a ser levantado.Se observarmos os mais novos é que estão sendo o reflexo dessa sujerada toda! Pena! Que uma semente tenha se espalhado tanto.E na epoca que essa semente foi plantada vimos e testemunhamos acontecer na cara de todo mundo, mas ninguem falava nada como nao fala ate hoje.. Quem semeou ? Se alguem responder ganha um presente!!!!!!!

    ResponderExcluir